A importância da Luz Natural

A importância da Luz Natural

A luz natural e o Homem possuem uma relação estreita e direta. Por um lado, esta alimenta-nos e inunda-nos de sensações. Por outro, ilumina os espaços, o que facilita a nossa atividade diária. Os nossos sentidos e o nosso corpo são diretamente afetados pelo espaço que habitamos e pela luz natural que este recebe. Desta forma, é possível afirmar que a luz natural influência definitivamente o resultado dos espaços, texturas das fachadas, as cores e o ambiente interior.

No entanto, a luz natural não torna apenas os espaços mais bonitos, pois ela traz benefícios para a visão, onde o esforço visual é menor, aumenta a sensação de bem-estar e, acima de tudo, é gratuita (não sendo necessário estar permanentemente com a luz artificial ligada, o que, desta forma, é possível poupar e ser amigo do ambiente).

Contudo, é evidente que nem todas as casas/projetos consigam tirar o devido proveito desta iluminação, quer seja pela sua localização ou orientação. Porém, existem algumas dicas e truques que podem ser aplicados para aproveitar o máximo de luz natural para o seu ambiente.

Uma dessas dicas é utilizar fachadas de vidro para possibilitar a entrada de luz natural nos espaços. Ao serem utilizadas, ajudam não só a refletir a luz, como tornam o espaço mais amplo e iluminado.  Caso não seja possível abrir janelas em todos os compartimentos, ou colocar fachada de vidro, a solução seria optar pela “iluminação zenital”, ou seja, toda e qualquer iluminação proveniente do teto, tais como claraboias, cúpulas ou telhados transparentes. Complementarmente, se possível, seria criar um “pátio interior”, isto é, um pequeno jardim em que é aberto por cima, permitindo também uma ventilação natural.

Apostar nos tons neutros, como o branco, embora não seja a solução, é um facto de que ajuda a proporcionar uma perceção diferente das coisas. Não obstante, é também importante ter em atenção os móveis que se coloca, o seu local e dimensão. Por norma, estes devem adaptar-se à altura da janela, porém, se estas forem do chão até ao teto não é aconselhado nenhum tipo de móvel por perto, para ser possível tirar o máximo partido da luz e do sol.  

Em suma, com o máximo aproveitamento da iluminação natural dentro de casa, o nosso corpo recebe o máximo de vitamina pretendida, o que o coloca no ritmo certo e pretendido para o dia-a-dia. Não obstante, a luz natural tem também a sua importância no décor, pois é possível observar os detalhes destacando-os de uma forma proporcional, criando também a sensação de amplitude.

Política de cookies - Saiba mais aqui